quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ARTIGO SOBRE AS MUDANÇAS NA SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

A DISCIPLINA E A INDISCIPLINA COMO FATORES FUNDAMENTAIS DE FORMAÇÃO DO ALUNO CRÍTICO NO MUNDO ATUAL

Esta análise baseia-se em um artigo de Mário Sérgio Vasconcelos que relata sobre as mudanças na sociedade atual acontecem rapidamente alterando relações entre as pessoas e influenciando nosso ritmo cotidiano. A inserção feminina no mercado de trabalho restringe a presença no âmbito familiar que passam a depender de instituições que cuidem das crianças.
            Estas mudanças afetam não só as estruturas familiares, mas também os conceitos. Os pais já não sabem quais os caminhos corretos a seguir na educação de seus filhos e as crianças têm comportamentos diferentes da época dos pais. As informações giram de maneira rápida e há uma facilidade enorme a elas devido às novas tecnologias.
As dúvidas dos pais e o comportamento dos filhos refletem-se nas escolas. Logo, os professores encontram dificuldades também. Um dos motivos debatidos no ambiente escolar e nos meios comunicativos modernos diz respeito à ética na escola.
Foi feita uma pesquisa com 756 professores em 5 estados brasileiros sobre indisciplina. Os motivos da indisciplina alencados pelos educadores na pesquisa foram:
·         O comportamento indisciplinar deriva de hábitos da família;
·         Violência transmitida nos meios de comunicação;
·         Condições de desfavorecimento financeiro;
·         Problemas sociais como as drogas;
·         Problemas escolares internos;
·         Despreparo profissional por parte do educador;

Segundo Mário Sérgio Vasconcelos a cerca desses motivos:
     
“ a escola e os professores não podem fazer nada, se vêem desprovidos de mecanismos de atuação e sentem-se isentos de cumprir o seu papel de facilitadores do processo de constituição do sujeito aluno.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário