segunda-feira, 19 de setembro de 2011

DICAS DE ESCRITA: ESCREVA SEU TEXTO

Produção do seu texto:
FASE DE PREPARAÇÃO
1 - Definindo o tema
Se você tem liberdade para escolher sobre o que escrever defina o tema baseado nos seus interesses e conhecimentos, não tem nada mais fácil do que escrever sobre algo que gostamos e temos conhecimento.
2 - Sinta-se a vontade
Prepare o seu ambiente de trabalho, ou seja, uma cadeira confortavél, papel e caneta proximos ao computador, local calmo onde as pessoas não vão te interromper.
3 - Em busca de ajuda
Faça uma busca na internet e procure material sobre o tema que vai escrever, busque tudo e leia com muita atenção é de lá que virão as idéias. Na hora que for escrever não cópie os textos utilize-os como base para montar o seu.
ESCREVENDO
1 - Montando o esqueleto
Sua pesquisa deve ter lhe dado subsidios suficientes para montar um esqueleto do texto, por exemplo, se eu fosse escrever sobre Engenharia Social montaria um esqueleto do tipo: O que é, exemplos de como funciona, quem utiliza, porque utilizam, como se previnir. Montar o esqueleto é dividir o texto em partes que auxiliam o leitor no entendimento do texto, é o famoso “introdução, desenvolvimento e conclusão” que aprendemos na escola na aula de redação.
2 - Juntando as idéias
Com o esqueleto montado tente identificar no material que você pesquisou as partes que falam sobre cada divisão do seu esqueleto, pode colocar desordenado mesmo você fará a adaptação mais na frente.
3 - Finalizando
Você já esta com o texto praticamente pronto basta reler e organizar as idéias, fazer com que cada parte do esqueleto se encaixe, neste processo você vai cortar e acrescentar dados.
No final você vai estar com o seu texto pronto, escolha um bom titulo e faça a correção ortográfica, leia pelo menos umas 5 vezes para ter certeza de que esta tudo direitinho, em cada leitura você vai modificar um pedaço do texto, não se preocupe isso é normal, quando conseguir modificar o minimo de coisas em cada leitura esta com o texto ao teu gosto e certamente vai proporcionar uma leitura interessante.

Um comentário: